Logotipo do Blog da Central do Emprego

Considere mudar de área

A pandemia tirou o chão e o emprego da vida de muita gente. Não bastasse toda a dificuldade de ficar em casa sem grana, ainda a falta de um mercado aquecido que absorva a quantidade de pessoas desempregadas, agrava a situação.

Uma alternativa, muitas vezes desindicada, toma força: mudar de área de trabalho. Se no teu campo as vagas não estão surgindo, abra os olhos para outras oportunidades.

Um vendedor pode se tornar um auxiliar de padeiro: se conhece bem a cozinha, se conhece as boas práticas para trabalhar com alimentos, se fez um curso básico online mesmo pode sim se candidatar a uma guinada na vida, vai que se encontra na nova profissão!

Um fotógrafo profissional pode trabalhar com marketing digital, e existem muitos cursos que podem ajudar nesse caso. Um profissional de recursos humanos pode comercializar produtos pela internet.

O importante é fazer uma autoanálise, verificar alguns pontos como os sugeridos abaixo e pensar se fazem sentido pra você:

Essa área faz sentido pra mim? Está alinhada com meu propósito de vida? Não adianta embarcar em algo tão excêntrico à sua realidade que isso vai apenas atrasar ainda mais a retomada do controle da situação.

Tome a decisão pensando friamente. Analise bem, não faça um movimento impulsivo. Mesmo que a situação pareça desesperadora, pensar bem evita frustrações maiores.

Analise se a nova área está de acordo com suas habilidades e seu estilo de vida. Se veja trabalhando, executando diariamente a nova tarefa e se ela parece algo possível pra ti.

Embora seja o fator mais gritante, pese não apenas o retorno financeiro. De imediato, ele pode parecer atraente e promissor, mas se você não se vê fazendo o mesmo trabalho todo dia, não deve nem tentar começar: a chance de dar errado é bem maior. Além do que, fazendo bem feito uma nova função, sempre existe a possibilidade de se extrapolar a perspectiva de ganho da área que foi considerada potencialmente “atraente”.

Fazer cursos online e, posteriormente, cursos presenciais, é bem importante para a nova função, pois te darão mais segurança e conhecimento. Aqui tem dicas para cursos presenciais que estarão funcionando após a pandemia do Covid-19, e cursos online gratuitos ou com certificado pago (por valores módicos).

Procure grupos e sites relacionados à área, mantenha-se informado com o que há de mais recente na nova profissão, conheça histórias de pessoas que já trabalham com isso. No LinkedIn, Facebook, entre outros, sempre existe grupos relacionados a uma profissão. Leia, ouça, converse sobre o assunto, faça isso entrar na sua rotina e se acostume com a nova ideia. Se ela parecer muito esdrúxula, pode ser sinal de duas coisas: vai dar muito certo, ou não vai dar nada certo. Pesquise até que uma delas fique bem clara na sua mente.

Avalie a demanda do mercado, se há espaço para teu trabalho mesmo depois da pandemia, e qual caminho seguir depois que o mercado voltar à ‘normalidade’. Defina etapas posteriores, pois só sabemos que chegamos a algum lugar se soubermos para onde estamos indo.

Com as possibilidades que estão à nossa frente, não podemos abdicar de pensar em outras chances. Temos apenas que ter certeza de que nosso esforço e vontade fazem acontecer, seja na nossa área “raiz”, seja na nova vertente, seja em uma alternativa. Somos nós que fazemos a diferença, em qualquer área e lugar. cursos gratuitos curitiba - Trabalhar em Curitiba e Região Metropolitana - vagas emprego olx curitiba e região - Emprego Curitiba RMC - quero trabalhar curitiba

.:Central do Emprego:.

Confira as vagas postadas

Supervisor de Logistica | Curitiba

Descrição Responder pela gestão da equipe, com foco no desenvolvimento desta; Responder pelo gerenciamento de estoque, entrada, armazenam...

Central do Emprego